28 SET 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Curso gratuito no Cemauf possibilita conhecimentos a agricultores urbanos de Contagem e RMBH

Na última segunda-feira (25/9), a Prefeitura ofertou a 30 pessoas, o curso de cultivo de sementes crioulas

A Prefeitura de Contagem tem realizado uma série de ações visando a melhoria do conhecimento de agricultores urbanos da cidade a fim de que eles possam, a cada dia, melhorar o cultivo e a produção de alimentos, o que gera mais trabalho e renda aos envolvidos.

Na última segunda-feira (25/9), no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), foi ofertado a 30 agricultores o curso de cultivo de sementes crioulas, mais fortes e adaptadas aos locais onde foram criadas. Estas sementes são selecionadas ao longo dos anos e conservam uma diversidade genética fundamental para a sobrevivência de espécies de grande importância para a humanidade.

“Acreditamos que por meio de cursos, palestras, seminários, encontros e auxílios periódicos os resultados serão cada vez mais positivos. As agricultoras e agricultores urbanos, quanto mais se capacitam, mais têm contato com o conhecimento. Isso gera uma série de situações benéficas quando posto em prática e, ainda mais, se é compartilhado”, ressaltou a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda.

Veranilta Alves Costa, agricultora e guardiã da agrobiodiversidade, moradora de Belo Horizonte, afirmou que “volto rica para BH, cheia de conhecimento”.  Para Lívia Silva Pereira, representante da Gerência de Fomento à Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, o curso permitiu momentos inspiradores, uma vez que foi focado na força e na ancestralidade das sementes. “Foi um curso que fortaleceu o conhecimento de quem esteve presente e que vai ajudar aqueles que produzem a fazerem as melhores escolhas na hora do cultivo”, disse.

Para Douglas Ribeiro Silva, agricultor de Contagem, “o Cemauf sempre tem promovido cursos especiais, que não tratam somente da parte comercial, mas que possuem foco na natureza, na preservação, no cuidado, com muito conhecimento”.

"Reconheço e reforço a importância estratégica de sediar um curso de sementes crioulas no Cmauf, pois isso não apenas fortalece nossa missão de preservar a diversidade genética, resgate e propagação de sementes crioulas, mas também capacita nossos agricultores/as para garantir a sustentabilidade das unidades produtivas e a segurança alimentar. Este curso é um passo significativo para o empoderamento das pessoas que praticam agricultura na preservação de nosso patrimônio da biodiversidade e no cultivo de um futuro mais resiliente e sustentável", ressaltou a diretora da agricultura urbana e familiar da subsecretaria de Segurança Alimentar, Bruna Barbosa de Oliveira.

Para Ariele Martins, técnica de produção do Cmauf, mediadora do curso, "foi um momento de extrema importância para o fortalecimento do saber sobre agroecologia e da agricultura familiar urbana em Contagem e também na região metropolitana". "Essa rede ganha ainda mais importante quando falamos das sementes, um símbolo de resistência, e que faz parte de uma produção sustentável, com respeito às culturas e ao meio ambiente", completou.

O Cemauf

Localizado na rua Fernando Ferrari, 85, bairro Praia, em Contagem, o Cmauf é um centro de capacitação, experimentação e disseminação de tecnologias sociais agroecológicas. Além disso, lá são desenvolvidas ações de fomento à produção e comercialização de alimentos, por meio da implantação de sistemas produtivos agroecológicos e da comercialização direta dos produtos, de acordo com as Políticas Nacional e Estadual de Agricultura Urbana Periurbana e Familiar.

O Cmauf fomenta essas ações por meio de: assistência técnica e acompanhamento das Unidades Produtivas (hortas, unidades de compostagem, agroflorestais, etc.), realiza capacitação continuada em agroecologia, viabiliza produção e trocas de mudas e conhecimentos, além de apoiar agricultores/as nas ações de comercialização direta de alimentos para a população.

Autor: João Cavalcanti